Instituto Federal de São Paulo inicia obras do Campus Bauru
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) realizou nesta quarta-feira (26) o lançamento da pedra fundamental da construção do Campus Bauru, na avenida Nações Unidas Norte. As obras já estão acontecendo, e a previsão é que a primeira etapa, com investimento de R$ 14 milhões, seja concluída até agosto, com a construção de salas de aula e laboratórios. Já a segunda etapa, que está sendo contratada, com investimento de R$ 8 milhões, contará com mais salas de aula, o restaurante estudantil e a biblioteca, dando suporte aos cursos que serão oferecidos.
O IFSP já funciona em Bauru desde o último ano, em uma sede provisória, na Vila Aviação. O imóvel é locado pelo município e cedido ao IFSP. O terreno para a construção da nova sede também foi cedido pelo município. A prefeita Suéllen Rosim destacou a importância da parceria e a aprovação da lei pela Câmara Municipal que ampliou o prazo para a construção, pois as obras começaram há mais de 12 anos e foram paralisadas.
A retomada foi possível após o governo federal aprovar o funcionamento do IFSP em Bauru, em 2022, e investir na construção, com a licitação e contratação da empresa responsável pelas obras no ano passado. “Bauru e região ganham muito com o Instituto Federal, que vai oferecer cursos de qualidade, voltados para as áreas com maior demanda da economia. A prefeitura vem apoiando desde o início da implantação e seguirá como parceira do Instituto Federal”, lembrou a prefeita.
O Reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, agradeceu ao município pela parceria e disse que a meta é entregar a primeira etapa em agosto, mês de aniversário de Bauru. “A previsão de conclusão é para agosto, quando já será possível colocar em funcionamento a primeira etapa. Depois ainda teremos a segunda etapa e novas obras, conforme a ampliação dos cursos. Os alunos terão uma instituição de ensino superior com cursos gratuitos e um espaço amplo para as aulas e demais atividades que serão realizadas”, afirmou. O IFSP já oferece cursos em Bauru, e com a ampliação, terá cursos superiores, cursos de curta duração e de formação continuada.
A Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação foi representada por Edson Silva da Fonseca. Também participaram do evento a diretora do IFSP em Bauru, Gabriela Arduíno, os secretários de Cultura, Paulo Eduardo Campos; de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Jurandir Posca; e do Meio Ambiente, Nilson Ghirardello, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elaine Lúcia Pallone Costa Dias, os vereadores Markinho Souza, presidente da Câmara Municipal, Sandro Bussola, Júnior Rodrigues, Edson Miguel, Márcio Teixeira, Pastor Bira e Estela Almagro, o ex-prefeito Tidei de Lima e a ex-vereadora Majô Jandreice, além de representantes de entidades e moradores.
Notícia publicada pela Prefeitura Municipal de Bauru em 26 de fevereiro de 2025 (https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=45818)
Redes Sociais