Extensão
O que é Extensão?
A Extensão Universitária segundo a Política Nacional de Extensão de 2012, derivada dos XXVII e XXVIII Encontros Nacionais (2009 e 2010), publicada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2012, p. 15), é definida como: (...) sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade.
O FORPROEX (2012, p. 8) definiu, ainda, a Extensão Universitária em seu I Encontro como:
(...) uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da praxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.
A extensão é um canal de relacionamento e troca de experiências entre as Instituições de Ensino e a sociedade, benefícios mútuos são resultados dessa relação, entre eles, a Instituição de Ensino proporciona um saber diferenciado, praticando o que foi construído em sala de aula, já a sociedade se beneficia das melhorias e contribuições aos seus cidadãos. Assim, tem-se o relacionamento entre a teoria e a prática, fazendo com que o conhecimento ultrapasse as salas de aula, permitindo o aprendizado pela vivência, através da aplicação e prática do conhecimento. A extensão constitui-se em uma interligação entre o saber produzido na academia, os saberes da sociedade, beneficiando mutuamente e aproximando as comunidades internas e externas (CARDENUTO; TRILHA; PACHECO et al., 2016).
É responsável por uma interação transformadora, não apenas da Universidade, mas também dos setores sociais com os quais interage (FORPROEX, 2012). Darwich, Jimenes e Tahira (2015) relatam que a extensão proporciona a interação entre as instituições, os setores sociais e o mundo do trabalho, e têm ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos com vistas ao desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional.
A resposta aos anseios da sociedade também se dá por meio da extensão, sendo caracterizada como um canal de relacionamento e troca de experiências. A implantação de projetos de extensão, a interação com a comunidade, com a participação de todos e vivenciamento de seus problemas mais contundentes, na busca da superação das contradições da realidade sócio-política e econômica. O trabalho do extensionista tem o fortalecimento dos setores menos privilegiados como foco, na busca do progresso da sociedade como um todo, estimulando o corpo técnico, discente, docente e gestores a demonstrar seu verdadeiro compromisso social, como forma de inserção nas ações de promoção e garantia dos valores democráticos, de igualdade e desenvolvimento social. A extensão está colocada como prática acadêmica que tem por objetivo interligar a instituição, em suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da sociedade (CARDENUTO; TRILHA; PACHECO et al., 2016).
Assim, são necessárias ações que promovam de forma organizada a extensão, para que a mesma não seja um mecanismo burocrático, e sim uma prática transformadora que aproxime o meio acadêmico da sociedade que o rodeia, permitindo a troca de saberes em mão-dupla.
A percepção de que a extensão é somente um conjunto de processos de disseminação de conhecimentos acadêmico é superada, tendo na prestação de serviços um produto de interesse acadêmico, científico, filosófico, tecnológico e artístico do Ensino, Pesquisa e Extensão. Juntamente com a oferta de cursos, as conferências, os seminários, as assistências, as assessorias, as consultorias, os eventos de difusão de conhecimentos e de cultura, e a divulgação de cultura, a extensão transforma-se num instrumento efetivo de mudança do meio acadêmico e da sociedade em direção à justiça social e ao aprofundamento da democracia.
As atividades de extensão são desenvolvidas em articulação com o Mundo do Trabalho, arranjos produtivos e grupos sociais e culturais, com ênfase na produção e desenvolvimento regional, bem como na difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, observando-se aspectos técnicos, culturais, artísticos, políticos, sociais, ambientais e econômicos locais. Deve-se considerar a inclusão social e a promoção do desenvolvimento regional sustentável como tarefas centrais a serem cumpridas, atentando para a diversidade cultural e para a defesa do meio ambiente, inter-relacionando os saberes acadêmico e popular.
A articulação com os arranjos produtivos locais e regionais pode se dar através de parcerias, relações de intercâmbio, celebração de convênios e acordos de cooperação com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais no sentido de: a) Prospectar oportunidades de estágios e empregos; b) Definição do perfil do egresso para orientação da confecção dos projetos pedagógicos dos cursos regulares (técnicos, superiores, de tecnologia, engenharias, licenciaturas e pós-graduação) e de formação inicial e continuada (FICs); c) Apoiar o desenvolvimento de ações de integração escola-empresa-comunidade, nas áreas de acompanhamento de egressos, empreendedorismo, estágios e visitas técnicas; d) Acompanhamento do egresso com relação ao itinerário profissional e de educação continuada, e na organização de oportunidades de trabalho e atualizações.
Como ações de difusão científica e tecnológica tem-se os serviços tecnológicos e de transferência de tecnologia, tais como as consultorias e assessorias para os setores produtivo e de eventos, além da possibilidade de realização de programas, projetos e cursos em articulação com os diversos segmentos sociais e com o Mundo do Trabalho.
As atribuições das Coordenadorias de Extensão nos diversos campi do IFSP estão descritas na Resolução n°. 26, de 05 de abril de 2016, que aprova o Regulamento dos câmpus do IFSP. Segundo o item XXXV do artigo 7° da Resolução n° 26/2016, são ações de extensão nos câmpus: a) Programas e projetos de extensão; b) Acordos de cooperação e convênios; c) Intercâmbios; d) Cursos; e) Estágios; f) Bolsas de extensão; g) Palestras; e h) Visitas técnicas. E a Coordenadoria de Extensão deverá fornecer informações a respeito destas ações e políticas de extensão.
As ações de extensão e atividades referentes às mesmas estão descritas no Quadro 1.
Quadro 1. Ações e atividades de extensão segundo a Resolução n°. 26, de 05 de abril de 2016, que aprova o Regulamento dos câmpus do IFSP.
Ação | Atividades |
Programas e Projetos de Extensão / Bolsas de Extensão |
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Acordos de Cooperação e Convênios / Intercâmbios |
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Cursos |
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Estágios |
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Visitas técnicas |
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Acompanhamento do egresso |
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Articulação com o Mundo do Trabalho |
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Outros |
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As Políticas de Extensão do IFSP estão descritas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2019-2023 e se constituem em:
- Programa Cultura Extensionista, que compreende:
- apoio a Ações de Extensão do IFSP, que além de fomentar projetos, também destina recursos para as linhas de cultura e Escola Pública, bem como para criação e manutenção de programas de extensão descentralizados;
- apoio aos Cursinhos Populares do IFSP;
- apoio à Formação Profissional de Mulheres do IFSP;
- apoio à Economia Solidária;
- Programa Institucional de Bolsas de Extensão, para os quais as Coordenadorias de Extensão (CEx) gerenciam o fomento de projetos de extensão dos câmpus;
- realização de encontros para a socialização das ações de extensão realizadas nos diversos câmpus do IFSP na forma do Congresso de Extensão e Mostra de Arte e Cultura do IFSP;
- edição da Revista de Extensão: Compartilhar
- Programa de Curricularização da Extensão, ou seja a compreensão do currículo como instrumento central norteador da aprendizagem integral e da transformação do indivíduo para a sociedade, garante a inserção da extensão numa proposta integradora contida na indissociabilidade.
- Programa Mundo do Trabalho, conjunto de programas e projetos que objetivam promover e fomentar, junto aos estudantes, ações que possibilitem ao desenvolvimento de atitudes empreendedoras com relação aos aspectos pessoal e profissional, que compreende:
- Projeto Estágios: Seu objetivo é o atendimento às diretrizes nacionais que regulamentam a educação básica e superior no que se refere ao desenvolvimento de atividades profissionais supervisionadas, a serem desenvolvidas ao longo do curso, que possibilitem a vivência das práticas educativas em campo;
- Projeto Jovem Aprendiz: visa proporcionar as condições para que os estudantes do IFSP atuem como aprendizes, por meio do desenvolvimento de programas de aprendizagem profissional orientados pela instituição em parceria com as empresas contratantes;
- Projeto Prestação de Serviços: tem por objetivo a prestação de serviços a empreendimentos solidários e econômicos, em especial às micro e pequenas empresas, para a elaboração de diagnóstico, a utilização de metodologias já reconhecidas e validadas pela comunidade acadêmica e a proposição de soluções simples e de baixo custo;
- Seminários Mundo do Trabalho;
- Programa Educação Empreendedora, composto pelo Projeto Empresa Júnior e pelo Programa Institucional de Economia Solidária do IFSP;
- Programa de Formação Profissional, que compreende:
- oferta de Cursos de Extensão (Livres e de Formação Inicial e Continuada - FIC);
- consolidação dos cursos de extensão, por meio da articulação ensino-extensão, com foco na promoção da verticalização;
- diversificação das modalidades de oferta dos cursos (presencial e a distância).
- Programa Mulheres do IFSP
- Os projetos vinculados ao Programa Mulheres do IFSP buscam a formação cidadã e à qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que apresentem pouca ou nenhuma escolaridade, preferencialmente pertencentes a grupos sociais específicos, que habitam o entorno no qual os câmpus estão inseridos.
- Programa Extensão na Educação Básica, que abarca:
- continuidade do Programa de Cursinhos Populares que tem como objetivo a oferta anual de, no mínimo, 400 vagas totalmente gratuitas aos jovens e adultos do entorno dos câmpus do IFSP, oriundos da rede pública de ensino ou em situação de vulnerabilidade social, referenciada nos princípios da Educação Popular como perspectiva político-pedagógica, nos valores democráticos e na educação para autonomia dos sujeitos;
- fomentar o diálogo com o arranjo educacional nos locais onde os câmpus se situam por meio do desenvolvimento de projetos de Extensão em parceria com escolas públicas ou no âmbito das secretarias de educação (estadual e municipais);
- fomento para projetos desenvolvidos em escolas públicas;
- ampliar a participação de discentes da Educação Básica do IFSP em programas e projetos de Extensão, dialogando com a curricularização, além de criar um espaço institucional para reflexão e produção acerca dessa especificidade institucional.
- Programa de Arte, Cultura, Esporte e Lazer
- tornar a instituição um lugar de produção e promoção cultural e educacional pautadas na cultura de respeito e na valorização da Diversidade e dos Direitos Humanos;
- aproximação de equipamentos públicos relacionados, principalmente os voltados aos interesses culturais, intelectuais, esportivos e artísticos;
- Programa de Arte e Cultura: institucionalizar a criação de Núcleo(s) de Arte e Cultura do IFSP com amplo diálogo e participação de arte educadores e realizadores culturais da instituição;
- Programa de Esporte e Lazer: incorporar os aspectos educacionais, participativos e de rendimento, somados ao lazer. Com objetivo de criar espaços em, no mínimo, 06 câmpus para democratização da prática esportiva e do lazer;
- Programa Direitos Humanos e Diversidade: criar espaços de formação e de discussão acerca da temática nos câmpus do IFSP em parceria com o NEABI e o NUGS.
Cursos de Extensão
Cursos de Extensão, também chamados de Cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC ou de Qualificação Profissional, são cursos de curta duração sem elevação de escolaridade. Devem conter pelo menos 20 horas de atividades, e podem ser presenciais, a distância ou mistos, com atividades teóricas e práticas. São voltados para atender às necessidades da sociedade, podendo focar no desenvolvimento, no aperfeiçoamento ou na atualização de conhecimentos. Deverá ser aberto à comunidade, desde que os(as) interessados(as) satisfaçam os pré-requisitos fixados no edital de seleção.
Os Cursos de Extensão podem ser ofertados a qualquer momento do semestre letivo, até mesmo no período de férias escolares. Para tanto, é necessário acompanhar os editais de seleção que são publicados nos diversos campi do IFSP em suas páginas institucionais. Nos editais estarão as informações de inscrição, pré-requisitos, dias e horários das atividades, entre outras.
Cursos de Extensão ofertados pelo Campus Bauru do IFSP
1) Piscicultura básica
- Carga horária: 30 horas
- Público-alvo: Reeducandos e servidores do CPP III de Bauru com interesse nos conteúdos do curso, que possuam, pelo menos, Ensino Fundamental I completo e idade acima de 14 anos.
- Caracterização: presencial
- Resumo: Aborda tópicos de introdução à piscicultura, aspectos socioeconômicos, sistemas de produção, tipos e sistemas de cultivo, controle da qualidade da água, principais espécies, nutrição e reprodução das espécies em sistemas de cultivo, sanidade e principais doenças, manejo e técnicas de criação. Serão realizadas aulas presenciais utilizando-se de metodologias ativas e atividades práticas para a fixação dos conteúdos. O curso tem um total de 30 horas de atividades, sendo 6 destas desenvolvidas em horas-comunidade com atividades propostas pelos ministrantes. Ao final o concluinte deverá ser capaz de reconhecer os principais métodos de criação de peixes em cativeiro e realizar as atividades de manejo básicas para a criação.
- Turmas: junho/2023
2) Modelista de Roupas (Programa Mulheres Mil / Mulheres do IFSP)
- Carga horária: 160 horas
- Caracterização: presencial
- Público-alvo: Mulheres, com 16 anos ou mais de idade, que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária.
- Resumo: Qualificar mulheres em situação de vulnerabilidade social que vivem na região em que o Campus está inserido, com vistas à emancipação social e à autonomia financeira. Assim, a partir da realização de uma série de ações, como palestras, oficinas, visitas técnicas, cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC e minicursos, espera-se que o curso possibilite não apenas a qualificação profissional das mulheres atendidas, mas também o seu ingresso no mundo do trabalho, o resgate de sua autoestima, o combate à violência contra a mulher e a aproximação do IFSP com os arranjos produtivos locais.
- Objetivo: estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade social com vistas à inserção no mundo do trabalho, priorizando-se a capacitação profissionalizante com competências relativas à modelagem de peças do vestuário, considerando a estrutura, o caimento e o sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas para realizar adaptações e criações de peças de roupas a partir de roupas já existentes por meio de técnicas de upcycling e ecoinovação para a produção de novas peças com vistas a oferecer funcionalidade ao invés de propriedade e maximizar o uso dos produtos, visando à redução de riscos ambientais, poluição e externalidades negativas (ecoinovação).
- Matriz curricular: Matriz
- Turmas: março/2024, abril/2024, julho/2024, agosto/2024
3) Ensino de Algoritmos e Programação Web usando PHP
- Carga horária: 40 horas
- Público-alvo: Trabalhadores da indústria, professores, alunos do ensino médio ou superior e demais interessados; com Ensino fundamental II completo.
- Caracterização: presencial
- Resumo: A programação Web é uma atividade que tem sido bastante solicitada no meio acadêmico e empresarial. É ímpar destacar que a região apresenta déficit de profissionais especializados capazes de criar soluções na Web que otimizem as atividades de um determinado setor da sociedade. Tanto a comunidade acadêmica quanto pequenas e médias empresas são beneficiárias de aplicações Web dinâmicas voltadas para atender às exigências próprias de cada setor. O curso tem o objetivo de oferecer fundamentos básicos de algoritmos, programação na Web e preparação de sistemas que usem a Internet. O curso tem o caráter de oferecer a prática de programação na forma de auxílio ao entendimento de programação e lógica computacional para iniciantes.
- Turmas: março/2024
4) Excel - do básico ao intermediário
- Carga horária: 40 horas
- Público-alvo: interessados nos conteúdos do curso.
- Caracterização: presencial
- Resumo: O curso objetiva mostrar recursos de uma importante ferramenta da informática que auxilia cálculos matemácos e organização/gerenciamento de dados, seja no uso doméstico, comercial e empresarial: o Excel.
- Turmas: março/2024
5) Instalações Elétricas Residenciais
- Carga horária: 100 horas
- Público-alvo: Pessoas com idade superior a 18 anos interessadas na área; com Ensino fundamental I completo.
- Caracterização: presencial
- Resumo: O curso visa capacitar e/ou atualizar os conhecimentos da população em tópicos referentes à área de eletricidade básica, medidas elétricas e instalações elétricas residenciais. De forma que os(as) participantes do curso sejam capazes de utilizar o conhecimento adquirido como uma possível fonte de renda, oferecendo para a comunidade a prestação de serviços em instalações elétricas residenciais. Para aqueles que já atuam na área, o curso trará oportunidade de rever e relembrar conceitos básicos de eletricidade e medidas elétricas, bem como, obter atualizações quanto ao projeto e quais componentes utilizar na área de instalações elétricas residenciais.
- Turmas: março/2024
6) Matemática para Concursos Públicos
- Carga horária: 48 horas
- Público-alvo: quem concluiu o Ensino Fundamental e pretende prestar concursos ou rever os conteúdos de matemática.
- Caracterização: presencial
- Resumo: O curso apresenta os principais conceitos matemáticos do ensino médio com questões de concursos públicos. Constitui-se como oportunidade de aprimoramento e desenvolvimento para pessoas que queiram prestar concursos públicos, vestibulares ou ENEM.
- Turmas: março/2024
7) Português como Língua de Acolhimento – Português para Hispanofalantes e Refugiados
- Carga horária: 38 horas
- Público-alvo: estrangeiros com o espanhol como língua de origem, com idade superior a 14 anos.
- Caracterização: presencial
- Resumo: Considerando-se a chegada de refugiados e de imigrantes a Bauru e região, a proposta do Curso é contribuir para que essa comunidade estrangeira se insira no contexto intercultural brasileiro e possa desenvolver suas habilidades linguísticas, culturais e sociais do Português na sua variação brasileira. Para tanto, o Curso adotará os enfoques comunicativo, acional e intercultural. Como consequência, espera-se que imigrantes e refugiados tenham a possibilidade de seguir seus estudos no Brasil e obter uma melhor inserção no mundo do trabalho.
- Turmas: março/2024
8) Informática Básica
- Carga horária: 40 horas
- Público-alvo: jovens com Ensino Fundamental II completo, com idade superior a 14 anos.
- Caracterização: presencial
- Resumo: Qualificar jovens e adultos para utilizarem os recursos de informática em suas tarefas do cotidiano, no uso de ferramentas tecnológicas, bem como dialogar sobre os aspectos da Tecnologia da Informação. O curso almeja promover o uso da informática como ferramenta de suporte ao trabalho e à geração de emprego e renda.
- Turmas: abril/2024, julho/2024, setembro/2024
9) Inclusão Digital
- Carga horária: 20 horas
- Público-alvo: adultos com mais de 40 anos de idade e com Ensino Fundamental I completo.
- Caracterização: presencial
- Resumo: Introdução aos principais conceitos relacionados ao funcionamento de computadores; sistemas operacionais e ferramentas de escritório; principais mecanismos de busca e navegação na internet; redes sociais; correio eletrônico; prejuízos e benecios causados pelo uso da internet.
- Turmas: junho/2024, outubro/2024
Editais 2024
Programa Mulheres Mil - Mulheres de Bauru
Edital 001/2024 - DRG/BRU/IFSP
- Edital de Seleção de Mulheres - Programa Mulheres Mil 2024
Edital 002/2024 - DGR/BRU/IFSP
- Edital de Seleção de Docentes / Tutores - Programa Mulheres Mil 2024
Edital 003/2024 - DRG/BRU/IFSP
- resultado preliminar da Homologação das Inscrições do Edital de Seleção de Docentes / Tutores - Programa Mulheres Mil 2024
Edital 004/2024 - DRG/BRU/IFSP
- Retificação do cronograma do Edital n° 2/2024 - DRG/BRU/IFSP
Edital 005/ 2024 - DRG/BRU/IFSP
- relação de classificados do Edital de Seleção de Docentes / Tutores - Programa Mulheres Mil 2024 e informações sobre a interposição de recursos.
Edital 006/2024 - DRG/BRU/IFSP
- classificação final do Edital de Seleção de Docentes / Tutores - Programa Mulheres Mil 2024 após o período de interposição de recursos.
Edital 007/2024 - DRG/BRU/IFSP
- Edital de Seleção para Cursos de Extensão no primeiro semestre de 2024 no IFSP - Campus Bauru
Edital 011/2024 - DRG/BRU/IFSP
- Edital de Seleção para Cursos de Extensão no primeiro semestre de 2024 no IFSP - Campus Bauru - Inclusão Digital
Redes Sociais