NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Bauru (Napne-BRU)
APRESENTAÇÃO
O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Bauru (Napne-BRU) tem como principal objetivo buscar o envolvimento do público-alvo da educação especial (PAEE) e de toda a comunidade escolar com a inclusão social e educacional de todos, quebrando as barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais, respeitando a diversidade e criando uma cultura da educação para a convivência. Entende-se como inclusão a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, considerando as diferenças de cada um.
EQUIPE NAPNE-BRU
O Napne-BRU foi composto, inicialmente, por uma equipe de cinco membros. Com o tempo, o núcleo será ampliado e contará com uma equipe multiprofissional, formada por técnicos-administrativos e docentes, além de representantes discentes, familiares e integrantes da comunidade externa.
MEMBROS |
PAPEL |
Luís Mateus da Silva Souza |
Coordenador |
Luciana Sartori Murari |
Membro - Diretora Adjunta Educacional (DAE) |
Ângela Teresa Rochetti |
Membro - Coordenadora do Técnico em Informática Concomitante e Subsequente ao Ensino Médio (FCC) |
Elson Avallone |
Membro - Professor do Técnico em Informática Concomitante e Subsequente ao Ensino Médio |
Rogério Aparecido Campanari Xavier |
Membro - Professor do Técnico em Informática Concomitante e Subsequente ao Ensino Médio |
PORTARIA Nº 12/2025 - DRG/BRU/IFSP, de 18 de junho de 2025
PÚBLICO-ALVO
Constitui-se público-alvo das ações inclusivas do Napne-BRU os estudantes Público-alvo da Educação Especial (PAEE), que apresentem uma ou mais das condições abaixo, conforme legislação vigente.
- Deficiência Visual (Baixa visão ou Cegueira);
- Deficiência Auditiva ou Surdez;
- Deficiência Física;
- Deficiência Intelectual;
- Deficiência Múltipla (Surdocegueira entre outras);
- Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento;
- Altas Habilidades/Superdotação;
- Outras necessidades específicas como: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC) etc.
DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS
- PORTARIA NORMATIVA N° 38/2022 - RET/IFSP, de 16 de fevereiro de 2022 – Dispõe sobre o regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE);
- INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 001/2017 - PRE/IFSP, de 20 de março de 2017 – Estabelece orientações para identificação e acompanhamento, pelo NAPNE, do estudante com necessidades específicas;
- GUIA DE MATERIAIS ACESSÍVEIS – Elaboração de materiais educativos acessíveis.
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