Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mulheres Mil
Início do conteúdo da página

Programa Mulheres Mil - IFSP Bauru

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2024, 20h25 | Última atualização em Sábado, 30 de Novembro de 2024, 01h39 | Acessos: 36

 

Pronatec

Criado em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é mais uma ferramenta de acesso educacional destinada aos estudantes e também aos trabalhadores brasileiros que visam alcançar grandes oportunidades na vida profissional. O programa permite o pagamento de bolsa formação para professores tutores e alunos, visando expandir e democratizar o ingresso dos jovens e adultos de baixa renda a uma educação técnica de qualidade, por meio da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC.

Programa Nacional Mulheres Mil e Programa Mulheres Mil

Já o Programa Mulheres Mil (Programa Nacional Mulheres Mil) foi instituído nacionalmente em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Sendo reeditado em 2023 pelo Ministério da Educação - MEC, que visa promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões, proporcionando a inclusão socioprodutiva, o resgate da autoestima e o combate à violência contra a mulher.

Programa Mulheres Mil em Bauru

Em 2023 o Campus Bauru do IFSP inicia as suas atividades no segundo semestre com a oferta de cursos de curta duração também denominados de Cursos de Extensão ou Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Após a realização de diversas reuniões com entidades de classe, secretarias municipais, empresas e entidades assistenciais, define-se nas audiências públicas os eixos tecnológicos que serão adotados para o campus. Devido aos contatos com a sociedade, foram surgindo possibilidades de projetos em comum e parcerias, entre estes a possibilidade da oferta do Programa Mulheres Mil junto ao Fundo Social de Solidariedade, utilizando as roupas apreendidas pela Receita Federal do Brasil que são provenientes de descaminho e que anteriormente eram destinadas à destruição. 

Devido ao exposto anteriormente, e após a adesão à chamada pública do Ministério da Educação para o Programa Mulheres Mil, fica definida a oferta do curso de Modelista de Roupas em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, a Receita Federal do Brasil - DRF de Bauru, o Instituto Elas, com a cooperação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp de Bauru.

O Curso Modelista de Roupas possui carga horária de 160 horas e tem como objetivo geral estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade social com vistas à inserção no mundo do trabalho, priorizando a capacitação profissional com competências relativas à modelagem de peças do vestuário, considerando a estrutura, o caimento e o sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas para realizar adaptações e criações de peças de roupas a partir de roupas já existentes por meio de técnicas de upcycling e ecoinovação para a produção de novas peças com vistas a oferecer funcionalidade ao invés de propriedade e maximizar o uso dos produtos.

Em 2024 foram ofertadas quatro turmas no município de Bauru, atendendo a mulheres em vulnerabilidade social. Duas turmas foram realizadas na Escola de Moda do Fundo Social de Solidariedade, uma no Instituto Social e Educacional Renovo (INSER), e outra na ACAÊ beta (Associação Comunidade em Ação Êxodo). Ao total foram atendidas 108 mulheres que puderam aprender técnicas de upcycling e ecoinovação, além de atividades de autoconhecimento, inclusão digital, oratória e expressão, finanças pessoais, direito da mulher, saúde e qualidade de vida. Foram transformados mais de 450 quilos de roupas apreendidas que serão destinadas à população vulnerável de Bauru e às próprias mulheres.

Fim do conteúdo da página