Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pesquisa
Início do conteúdo da página

Pesquisa

Publicado: Domingo, 09 de Novembro de 2014, 00h18 | Última atualização em Sexta, 22 de Agosto de 2025, 09h32 | Acessos: 1615

A Coordenação de Pesquisa e Inovação (CPI) do IFSP é responsável por incentivar, organizar e acompanhar as atividades de pesquisa nos câmpus. Suas atribuições envolvem desde a gestão da iniciação científica até a articulação de projetos e convênios.

São oferecidas três modalidades de iniciação científica: o PIBIFSP (institucional e com bolsa para o discente), os programas de agências de fomento (PIBIT/PIBIC/PIBIC-EM) e a iniciação científica voluntária (PIVICT).

O processo seletivo, acompanhamento, avaliação e certificação dos projetos são realizados pelo COMPESQ (Comitê de Pesquisa), formado por docentes de todas as áreas do câmpus.

De acordo com o regimento do IFSP (Resolução nº 26/2016), a COMPESQ tem como funções principais: apoiar a criação e consolidação de linhas e grupos de pesquisa, estimular a inovação tecnológica e social, articular a pesquisa com a comunidade e os arranjos produtivos locais, buscar apoio externo para eventos, certificar a participação em atividades, promover anualmente ao menos um evento de pesquisa e fomentar a cultura de inovação, empreendedorismo e proteção intelectual.

A coordenadoria também organiza a participação de estudantes em diferentes programas de iniciação científica e tecnológica, elabora projetos para chamadas públicas, incentiva o trabalho colaborativo entre níveis de ensino e envia relatórios anuais à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

Além disso, atua na gestão da propriedade intelectual, viabiliza convênios com outras instituições, garante infraestrutura para os projetos e assegura a observância de normas éticas em pesquisas com seres humanos e animais.

Em síntese, o COMPESQ é um eixo estratégico do IFSP, articulando ensino, pesquisa e inovação, ao mesmo tempo em que promove a integração entre escola, comunidade e setor produtivo, contribuindo para a formação científica e tecnológica dos estudantes e para o desenvolvimento social.

registrado em:
Fim do conteúdo da página