Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > IFSP discute parceria com DAE Bauru para projeto de inovação em geofísica com apoio do Senador Marcos Pontes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFSP discute parceria com DAE Bauru para projeto de inovação em geofísica com apoio do Senador Marcos Pontes

  • Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2024, 18h08
  • Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2024, 18h08
  • Acessos: 237

No dia 25 de outubro, o Instituto Federal de São Paulo – Campus Bauru auxiliou a realização de reunião estratégica que reuniu representantes do IFSP e do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru para discutir um possível projeto conjunto que envolve o uso de gravimetria e magnetometria geofísica. Estiveram presentes na reunião a Diretora-Geral do Campus Bauru, Gabriela Arduino, a Diretora-Adjunta Educacional, Geza Souza, e o Professor e Pesquisador do Campus São Paulo, William Soares. Representando o DAE de Bauru, participaram a Diretora da Divisão de Planejamento, Eng. Karina Gonçalves Vieira, o Chefe da Seção de Planejamento e Análise, Renan Diegoli de Souza, o Diretor da Divisão de Produção e Reservação, Elton Rafael de Oliveira, e o geólogo Renato Macari. O encontro também contou com a participação do estudante de Engenharia de Controle e Automação do Campus São Paulo, Caio Pimpinato.

O objetivo da reunião foi explorar a viabilidade de um projeto que utilize técnicas de gravimetria e magnetometria geofísica para identificar e solucionar problemas locais relacionados à infraestrutura de água e esgoto. Essa iniciativa pode contar com o apoio do Senador Marcos Pontes, que solicitou ao pesquisador e seu orientado no IFSP a identificação de um problema a ser resolvido em Bauru.

Durante o encontro, foram discutidas as aplicações potenciais da gravimetria e da magnetometria na área de saneamento, que possibilitariam a análise de estruturas subterrâneas sem necessidade de intervenções invasivas. Segundo Gabriela Arduino, o projeto representa uma oportunidade única para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuam para o saneamento e a eficiência da gestão de recursos hídricos em Bauru. Karina Vieira destacou que parcerias como essa são fundamentais para inovação e otimização dos serviços prestados à comunidade.

O professor William Soares acrescentou que, com o apoio do Senador Marcos Pontes, o projeto tem grande potencial para se tornar um modelo replicável, com impactos tanto para Bauru quanto para outras cidades com demandas similares. Nos próximos meses, as equipes do IFSP e do DAE deverão consolidar os detalhes técnicos do projeto e buscar os recursos necessários para sua implementação.

     

registrado em:
Fim do conteúdo da página