Página inicial > O que é? > Últimas notícias > MEC autoriza o funcionamento do Campus Bauru do Instituto Federal de São Paulo

MEC autoriza o funcionamento do Campus Bauru do Instituto Federal de São Paulo

• Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 14h33
  • Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 14h48
imagem sem descrição.

Com a nova unidade, o estado passará a contar com 41 Campi. Ao todo, a Rede Federal já soma 679 unidades em todo o território nacional.

O ministro da Educação, Victor Godoy, assinou, na terça-feira (22), autorização de funcionamento do Campus Bauru do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Com a nova unidade, o estado de São Paulo passará a contar com 41 Campi do IFSP.

De acordo com o titular do MEC, a criação de novas unidades visa promover o desenvolvimento territorial, por meio do ensino técnico e tecnológico, da pesquisa aplicada e da extensão tecnológica. “O projeto de criação de um campus é feito de forma conjunta, com a atuação fundamental da União, dos estados e dos municípios brasileiros.”, enfatizou o ministro.

Ao todo, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica já soma 679 unidades em todo o território nacional. O Campus Bauru, de acordo com o novo modelo de dimensionamento de cargos e funções, estabelecido pela Portaria nº 713, de 8 de novembro de 2021, é de tipologia IF Campus 40/26, com previsão de 40 docentes e 26 Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs). A estrutura multicampi e atuação regionalizada do IFSP fortalecerá a oferta de cursos da Educação Profissional e Tecnológica na cidade Bauru, conhecida por ser a mais populosa do centro-oeste paulista.

A implantação de novas unidades de ensino na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica segue o princípio da identidade regional, visando à melhoria contínua da política educacional de expansão, interiorização e democratização da oferta de cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional.

O IFSP possui em sua estrutura mais de 33 mil estudantes matriculados em mais de 42 municípios do estado paulista.

A assinatura de autorização do novo campus foi realizada em um encontro entre o ministro Victor Godoy; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant´Ana; a prefeita da cidade de Bauru, Suéllen Rosim; e o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos.

Rede Federal

Criada em 2008 pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, também conhecida como Rede Federal, constituiu-se em um marco na ampliação, interiorização e diversificação da Educação Profissional e Tecnológica no país. Reconhecida pela qualidade do ensino ofertado, pela diversidade de cursos e por sua relevante atuação junto à população e aos setores produtivos locais, atua no sentido de potencializar o que cada região oferece de melhor em termos de trabalho, cultura e lazer.

Assessoria de Comunicação do MEC

Notícia publicada no Portal Gov.br em 23 de novembro de 2022 (https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-autoriza-o-funcionamento-do-campus-bauru-do-instituto-federal-de-sao-paulo)