O IFSP Campus Bauru torna público os Editais para seleção de bolsistas, nas modalidades DOCENTE e DISCENTE, para o Programa Mulheres Mil no primeiro semestre de 2024

• Publicado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2024, 20h47
  • Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 20h13

Estão abertas as inscrições para participação no Programa Mulheres Mil do IFSP Campus Bauru!!!

Neste primeiro semestre serão atendidas 25 mulheres em situação de vulnerabilidade social no curso de Modelista de Roupas que visa estimular o upcycling e a ecoinovação de roupas apreendidas pela Receita Federal. O curso será ofertado por meio do Programa Mulheres Mil / Pronatec.

Criado em 2011 pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é mais uma ferramenta de acesso educacional destinada aos estudantes e também aos trabalhadores brasileiros que visam alcançar grandes oportunidades na vida profissional. O programa permite o pagamento de bolsa formação para professores tutores e alunos, visando expandir e democratizar o ingresso dos jovens e adultos de baixa renda a uma educação técnica de qualidade, por meio da oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC.

Já o Programa Mulheres Mil (Programa Nacional Mulheres Mil) foi instituído nacionalmente em 2011 e é fruto dos resultados positivos gerados por uma iniciativa piloto de mesmo nome, criada em 2007 pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Sendo reeditado em 2023 pelo Ministério da Educação - MEC, que visa promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento de escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para isso, atua no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões, proporcionando a inclusão socioprodutiva, o resgate da autoestima e o combate à violência contra a mulher.

O Curso Modelista de Roupas possui carga horária de 160 horas e tem como objetivo geral estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade social com vistas à inserção no mundo do trabalho, priorizando-se a capacitação profissionalmente com competências relativas à modelagem de peças do vestuário, considerando a estrutura, o caimento e o sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas para realizar adaptações e criações de peças de roupas a partir de roupas já existentes por meio de técnicas de upcycling e ecoinovação para a produção de novas peças com vistas a oferecer funcionalidade ao invés de propriedade e maximizar o uso dos produtos. As aulas serão presenciais e às segundas, quartas e quintas-feiras no horário vespertino (das 13h00 às 16h15) na Escola de Moda do Fundo Social de Solidariedade de Bauru, situado à Rua Silva Jardim, 2-77, Jardim Bela Vista, Bauru, SP.

Inscrição das Mulheres a serem atendidas

O Edital nº 1/2024 - DRG/BRU/IFSP divulga o processo seletivo para ocupação de vagas no curso de formação inicial e continuada de trabalhadoras (FIC) - Modelista de Roupas. As interessadas deverão procurar o Fundo Social de Solidariedade de Bauru para inscrição até 23 de fevereiro. O preenchimento de vagas será por ordem de inscrição e por adequação aos critérios estabelecidos no Edital. Para mais informações falar com Cristiane no telefone (14) 98187-0078.

Inscrição para Docentes / Tutores

O Edital nº 2/2024 - DRG/BRU/IFSP tem como finalidade a seleção de Docentes-Bolsistas (professores) para atuarem no curso de Formação Inicial e Continuada - FIC de Modelista de Roupas, na modalidade presencial. Para se inscrever o(a) candidato(a) deverá ler atentamente o Edital nº 2/2024 - DRG/BRU/IFSP, e munidos dos documentos solicitados acessar o formulário eletrônico disponível no link (clique aqui) até o dia 21 de fevereiro. O valor da bolsa, para a função de docente, será de R$ 50,00 (cinquenta reais) por hora de 60 minutos. Para mais informações entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Resultado preliminar da homologação das inscrições para docentes/tutores: Edital n° 3/2024 - DRG/BRU/IFSP

Retificação do cronograma do Edital n° 2/2024 - DRG/BRU/IFSP - RETIFICAÇÃO

Resultado Preliminar da classificação para docentes/tutores: Edital n° 5/2024 - DRG/BRU/IFSP

Resultado Final da classificação para docentes/tutores: Edital n° 6/2024 - DRG/BRU/IFSPNovo!!!